sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Centenário

Nesse ano tão especial pra nós japoneses, eu tava de perdida nas comemorações do centenário... até sábado.

Sexta saímos de Ctba e fomos visitar meus pais em Registro/SP. Lá, minha mãe, que é muito envolvida com a comunidade, essas coisas, comentou que haveria uma tocha na cidade.
Pensei: humm, legal, e o quéco?

Sábado de manhã, ela dando aula pros pequerruchos dela - minha mãe trabalha no Otera (templo Budista) ensinando filosofia, música, educação, para as crianças - e me telefona: Filhaaaa pega o cd, que tá debaixo de tal lugar, que tem capa rosa e tá escrito Kimigayo, traz pra mim, pega a máquina e vem AGORA que a tocha tá vindo. Chama o povo (leia-se tios, tias, pai, avó, marido, macaco, cachorro e galinha) e vem.

Ninguém quis ir, exceto o marido, que é sempre "O" empolgado pra essas coisas. Chegamos lá. E eu sem entender tocha do quê, afinal de contas, Daniele Yuri é de Registro, mas as olimpíadas acabaram faz Ó! Tempão!

"Criança feliz, feliz a cantar (alegre a embalar, seu sonho infantil)" (alguém me diz que lembrou dessa música, please!)

E eis que surge um murmurinho e entra a tocha. Todos muito felizes, tiramos foto e filmamos o povo, minha mãe dando entrevista pra Globo, as crianças dando entrevista, todo mundo me confundindo com a Juliana Paes, tirei foto com o boosan (padre Budista), foto com o povo, até que enfim... alguém veio pra me esclarecer.

Essa tocha, é a tocha da amizade. Representa o imigrante japonês.
O fogo, gerado através do sol e de um cristal, saiu do porto de Kobe dia 28/04/08, mesmo dia que partiu o 1º navio japonês para o Brasil, percorreu a mesma rota e chegou em Santos. Agora passa por algumas cidades importantes desse período, simbolizando a amizade e a gratidão de Brasil e Japão a essas pessoas.


Enfim, para nós japoneses, muito interessante, muito importante.

Sabendo disso tudo, fiquei emocionada por saber que aquilo não se repetiria, que nós estávamos lá representando os decendentes desses japoneses sonhadores que vieram para o Brasil, honrando nossos Oditians e Obatians.

À tarde, outra solenidade, de inauguração do monumento dos 100 anos. A tocha chegaria, pelas mãos de pessoas representativas da cidade e acenderia a pira da Amizade. E lá estava minha mãe carregando a tocha! Mais orgulho pra mim, né? Sou tão fã dela!
Sem apoio de ninguém minha mãe vai se tornando uma pessoa respeitada na cidade.

A solenidade foi ótima, tudo muito bonito, pena que choveu!

Por fim, agradeço muito a meus antepassados, a meus avós que tiveram uma vida tão ferrada quando chegaram aqui no Brasil, para que a família deles tivesse educação e conforto. Que o esforço deles nunca seja esquecido por nós!

Pípou, desculpem o diário! Fiquei tão feliz nesse feriado (último pra mim, agora só no Natal) que tinha que compartilhar com alguém! hehehe

E antes do final...

Tá, confesso :( inventei a parte da Juliana Paes... humpf!





Kissu pra vcs!

4 comentários:

Maria Paula disse...

Que legal, Joanna, a história de seu povo! Amei mesmo, e contada por vc, aqui no blog, da comemoração dos descendentes, ficou mais rica ainda.

Agora, após 100 anos, eu aclamo, como brasileira, bem vinda, bem vindos todos os japoneses!

Adorei o significado da tocha, e da riqueza traduzida em suas palavras!

Amiga, vc realmente tem que se orgulhar da sua mãe por ela ser tão importante para a comunidade japonesa!

Beijos mill, estou com saudades das nossas trocas de mensagens.

Lúcia disse...

Feriado é tudo de bom! Com a família e uma aula de cultura então, nem se fala. Parabéns prá vc, sua família, seus antepassados. Com certeza são exemplos de determinação e força!!!
Bjão

Anônimo disse...

É isso aí! Parabéns pro povo mais esforçado do mundo, que resolveu se esforçar no Brasil (e com isso, melhorar o nosso país). E obrigado, Japoneses, por terem ido ao Vale do Ribeira, que tanto se beneficia (sem necessariamente dar o merecido retorno) da sua presença e seu esforço!


Captain Forr

P.S. Joanna, mesmo sabendo que vc inventou a parte da Juliana Paes, e mesmo preferindo o lado de trás da objetiva, eu posaria pra uma foto com vc!

Anônimo disse...

Oi Jo!
A festa deve ter sido muito legal! Sua mamis é uma querida e merece todo esse reconhecimento!
Super beijo
Cris

Related Posts with Thumbnails