quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O meu, o seu, o nosso!

Eu ia escrever um complemento no post anterior, mas vi que esse vai dar é pano pra manga, então...

A Lúcia levantou a bandeira e achei por bem me explicar. Desde que cheguei a Curitiba fico indignada com o pessoal que insiste em querer se mostrar superior aos outros. Difícil vc encontrar cidadãos tão bairristas como os daqui (não que ser bairrista não seja legal, apoio o "defendo meu lugar").

Desde sempre ouço:
Curitiba é que é bom!
Curitiba é que é limpa!
Curitiba é que tem árvores!
Curitiba é que faz coleta seletiva!
Curitiba tem o melhor trasnporte coletivo do mundo!
Curitiba tem pessoas inteligentes!
Curitiba é exigente, modelo para as pessoas!
Curitiba que vc escolheu pra morar e veio do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro que só tem bandido!
Rio de Janeiro que ninguém trabalha!
Rio de Janeiro do povo vagabundo!
Rio de Janeiro que é cheio de violência!
Rio de Janeiro que tem favela!

Não desmereço nada daqui. E não sou louca de negar algumas coisas de lá.

Mas vamos com calma!

Curitiba realmente é ótima de se viver. Eu adoro morar aqui! Mas a arrogância das pessoas em se acharem superiores vai acabando com qualquer admiração.
Curitiba tem mesmo isso tudo. Mas ninguém conta que Curitiba tem favela. A diferença é que aqui não tem morro. Mas favela tem de monte. Ficar no sinal com a janela aberta, aqui não dá mais! Dar bobeira com a carteira no ponto de ônibus... nem pensar! Nunca fui assaltada no Rio. Em Curitiba, um menino tirou uma garrafa quebrada de dentro da blusa e disse que cortaria meu pescoço se eu não desse UM REAL pra ele. Um cara roubou o vale-transporte do meu irmão e quebrou o nariz dele!

E o Rio de Janeiro... Ahhh ele CONTINUA LINDO!
Mesmo com favelas e violência. Isso dá pra arrumar meu povo. A falta de educação das pessoas é que não dá! E os cariocas são pra lá de educados e atenciosos.

Mas por favor, não quero que entendam minhas reclamações e elogios generalizando. Conheço pessoas ótimas aqui. CASEI COM UM CURITIBANO! (Nato, do LEitE QuEntE quE dói os dEntE) E são pessoas que tiveram uma educação melhor. Que não têm pais loucos que são a favor do "separatismo do Sul" (porque o Sul é melhor que o resto do País, dizem eles). Que entendem que somos BRASILEIROS. Que todo mundo tem mistura igual. Que ser negro não é um defeito*.

Gente, todo lugar tem coisas boas e ruins. Uma cidade não é melhor que a outra. Um povo não é melhor que o outro. E tenho dito!

Lúcia! Desculpe... não quis ofender vc com o que escrevi! Mas como detectei minha mágoa profunda, já achei melhor escancarar e pontuando, ver que somos todos iguais!!

PORQUE NIEMEYER TODO MUNDO TEM!











Niemeyer Curitibano - Juliana Furuta ..............................Niemeyer Niteroiense - Focaleando

*No 2º grau, fui visitar uma amiga (descendente de Poloneses) e levei um cd do Emílio Santiago pra gente ouvir. Pusemos, a música ótima rolando, quando o pai dela viu a capa do cd e perguntou se era "esse neguinho" que tava cantando. Dissemos que sim e ele foi lá e tirou o aparelho de som da tomada. Disse que na casa dele, música de 'preto' não entrava. Que queria essa macumba longe de lá. Absurdo. Só pra vcs saberem o final da história, hoje essa menina é casada com um negro e tem filhos mulatinhos. Ou o véio morreu ou rasgou o *.

10 comentários:

Lúcia disse...

Naaasssssaaaaaaaaaa!
Mágoa profunda, hein?
Difícil encontrar quem não tenha orgulho de onde veio e não defenda suas raízes.
Mas não existe lugar perfeito, nem povo perfeito... sempre vai ter algo ou alguém para macular a fama. Ainda não fui ao Rio. Espero ir logo e conferir a educação carioca, pq dos poucos exemplos cariocas q tive por aqui... vc é o melhor! O resto... melhor nem falar!
bjocas e vc ainda é minha blogueira preferida!

Lúcia disse...

Ps: nem um pouco ofendida!

Chris disse...

Olha concordo com o que vc falou em termos de estigmas que os lugares carregam!
Isso e muito erroneo, a partir do momento que a cidade tem pessoas, seres humanos, vai existir defeitos e qualidades. Amo o RJ, e tenho muita vontade de conhecer Curitiba.
Moro aqui na Belgica e todos sempre dizem que europeu e frio...por minha experiencia e as pessoas que conheco aqui, isso que a gente escuta no Brasil e mito! Eles sao muito educados e simpaticos, mas nao sao exagerados como os brasileiros.

Bju bju
Chris

Anônimo disse...

Joanna,
Eu não tenho muito do que reclamar de Curitiba, exceto o povo fechado (se comparado com o povo do Vale do Ribeira).
Também não fico a vontade andando com dinheiro/cartão de crédito em Curitiba, enquanto que aqui, nem me preocupo com isso.

Em termos gerais, Ao qcho que amo Curitiba. E medou bem com os cariocas, apesar de tirar sharro dosh eshesh delesh...

P.S - Calgary toma Curitiba como benchmark pro seu planejamento urbano.

P.P.S - Sou um paulista nascido em Curitiba... Curitibano de nascimento, paulista de coração, brasileiro e canadense de documentos...

CHRIS,
Algum plano de visitar o Canadá?
Se vier, pode me trazer Chocolates Belgas? Eu gosto de Bernard Calebaut... Esse sacia até a alma!
Captain Forr

Joanna disse...

Chris, com a sorte de termos a possibilidade de conhecer outros lugares, esses preconceitos caem por terra. O importante é estar disposto a conhecer e até mesmo compreender as pessoas e o seu meio, que geralmente é o que faz as coisas serem como são!

Joanna disse...

Captain... sarros serão eternos. Passei a vida toda sendo zoada e tb zoando os outros! rs...
Quanto A Ctba ser modelo de planejamento... prefiro não comentar!
Agora, vc é um cidadão do mundo. Com incrível facilidade (aparente) de se adaptar... pq uma pessoa que mora no vale, vem pra Curitiba e se adapta ao Canadá, realmente é um camaleão!
Beijos

Chris disse...

Oi, que bom ter sua visita no meu blog... eu estou na Belgica por causa do meu namorido que e Holandes... e o final do meu post, e que apesar de ter dois anos de formada em fono, durante o curso e ate hoje penso em fazer mais faculdades... nao sei se isso vai me saciar..vai que eu termino uma e quero fazer outra!dai precisaria de um analista... rsrss
Na verdade acho que melhor nao fazer nada... so trabalhar! ;)
Bjuss

Donna Fernanda disse...

Oi!!
Mas é claro que seu blog merece o selinho!!! Volte lá para pegá-lo e repassar para os blogs que vc adooraaaa!!! Obrigado pelos elogios!!! E mais: seu blog não é chato coisa nenhuma!!! Voltarei por aki!!!! Bom fíndi, Fer!

_+*Ælitis*+_ disse...

Sou apaixonada por arquitectura e o Niemeyer tem obras lindas! conheço bem o Brasil mas nunca consegui ir para Curitiba :(

Beijo meu ♥,

A Elite

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny

Related Posts with Thumbnails